Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia

  Primeira excursão padrão do Projeto Piatam V

No período de 02 a 09 de março o Projeto Piatam V realizará a sua primeira excursão padrão. Com uma equipe formada por 14 bolsistas e pesquisadores, o grupo seguirá viagem ao longo do rio Solimões, visitando as comunidades Santa Luzia do Baixio – Lago do Baixio (Iranduba); Nossa Senhora das Graças – Lago Preto (Manacapuru); Santo Antonio – Lago Ananá (Anori); Matrinxã – Lago Araçá (Codajás); Lauro Sodré – Lago Maracá (Coari); Lago Controle (Solimões – Purus).
Tendo como foco de estudo a água, a equipe de pesquisa do Piatam V das áreas de Limnologia, Ictiofauna, Ecotoxicologia, Ictioplancton, Ictioparasitologia, Malária, Modelagem e Dinâmica Fluvial – componentes do subprojeto Qualidade da Água e Recursos Aquáticos (RA2) - realizarão estudos para o monitoramento dos impactos ambientais na finalidade de conhecer a complexidade do ambiente aquático amazônico, aprofundando e explorando a partir dos dados já armazenados.
“O nosso processo de trabalho é dinâmico. Novas estratégias envolvendo a comunidade podem ser desenvolvidas. O Piatam trabalhou muito tempo fazendo diagnósticos e inventários da situação, agora, busca fazer pesquisas que consigam efetivamente encontrar soluções e tecnologias que possam ser aplicadas para a melhoria de qualidade de vida. Mais do que descrever como é o ambiente, entender realmente como ele funcionar e propor estratégias de conservação e sustentabilidade.” Afirma o Prof. Dr. Carlos Freitas, coordenador do Piatam V.
Além dos estudos sobre o ecossistema aquático no trecho definido, o grupo de socioeconomia do Piatam também desenvolverá programas e ações sociais nas comunidades ribeirinhas, tais como atividades de meliponicultura, implantação e monitoramento de hortas comunitárias, curso de adubação orgânica, entre outros.

Por Ila Clicia, 1 de março de 2012.



AltSoluções Interativas