Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia

  Robô Ambiental Híbrido poderá ser fabricado em Manaus

Os projetos Piatam e Cognitus querem firmar parcerias com empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM) para fabricação, adaptação e montagem dos componentes de um robô que abrirá inúmeras possibilidades de pesquisa e negócios da Região Amazônica. A idéia foi discutida durante uma reunião promovida no último dia 13 de junho pelo Piatam e pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com a presença de pesquisadores dos projetos e representantes da indústria local.

Idealizado por pesquisadores do Laboratório de Robótica da Tecnologia Submarina do Centro de Pesquisas da Petrobras – Cenpes para vencer desafios dentro do complexo ambiente amazônico, o robô é dotado de avançados sistemas comunicacionais e de monitoramento visual, coletores e manipuladores eletrônicos de amostras, além de sensores de proximidade e obstáculos, o robô estabelece um novo conceito de veículo para a região.

Durante a reunião, foram exibidas fotos e informações sobre o Robô Ambiental Híbrido desde sua concepção, há quase dois anos, até o último mês de maio, quando o seu mais novo protótipo passou por testes de resistência em duas comunidades ribeirinhas próximas a Manaus e que são estudadas pelo Projeto Piatam. Além de imagens em vídeo, detalhes técnicos do robô foram apresentados a fim de disponibilizar um panorama de suas possibilidades para as empresas locais.

Segundo Alexandre Rivas, coordenador geral do Piatam, a idéia de firmar parcerias para fabricação do Robô Ambiental Híbrido surgiu durante o I Congresso Internacional Piatam, realizado em dezembro do ano passado, quando duas empresas manifestaram interesse em produzir o robô.

-Foi quando procuramos a Suframa e propomos que a instituição intermediasse as possíveis parcerias, pois, estamos preocupados com o monitoramento e com a pesquisa, mas também queremos gerar renda dentro e fora do âmbito do Piatam, declarou Rivas.

Para José Alberto da Costa Machado, coordenador geral de Estudos Econômicos e Empresariais da Suframa, a parceria será o marco de uma considerável evolução para a região, já que a tecnologia embutida no Robô Ambiental Híbrido possibilita a derivação de uma grande quantidade de novos produtos, e conseqüentemente novos negócios, potencializando o pólo produtivo de Manaus.

O Piatam é um grande projeto de pesquisa socioambiental, c oordenado pela Petrobras e pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que atua ao longo do trecho do rio Solimões, entre Coari e Manaus, gerando informações para a gestão ambiental, o desenvolvimento sustentável das comunidades pesquisadas, e o monitoramento d as atividades da indústria do petróleo e gás oriundos da Província de Urucu. O Robô Ambiental Híbrido é um dos protótipos do Projeto Cognitus, criado a partir de uma de suas linhas de pesquisa, a Robótica, que, entre outros objetivos, atende a demandas científicas e tecnológicas identificadas no Piatam.

Denise Cunha, 21/06/2006


Foto: Márcio Melo



AltSoluções Interativas