Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia

  Modelagem Ambiental na Amazônia é tema de evento em Petrópolis

Integrantes da maior iniciativa científica já implementada pela indústria do petróleo na Amazônia estarão reunidos entre os dias 9 e 11 de junho para a realização da 1ª Oficina Piatam de Modelagem Ambiental na Amazônia. O evento acontece no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis (RJ), e vai discutir temas das áreas de modelagem atmosférica, hidrodinâmica e dispersão de poluentes, fundamentais para a atuação da indústria de petróleo na maior floresta tropical do mundo.

Financiados pela Petrobras e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), os projetos Piatam e Piatam Mar integram a chamada Série Piatam, cujos pesquisadores também participam do desenvolvimento dos estudos ao lado das maiores instituições de pesquisa e ensino brasileiras. Com o objetivo de fazer o monitoramento socioambiental na região, a Série Piatam reúne hoje mais de 600 pesquisadores de dez instituições de pesquisa e oito universidades brasileiras.

As pesquisas de modelagem são fundamentais dentro dos projetos da Série Piatam, pois são os modelos computacionais desenvolvidos pelos pesquisadores que podem ajudar a evitar impactos ao ambiente no caso de contingências da indústria de petróleo na Amazônia. O objetivo dos pesquisadores é ter, no futuro, salas de situação interativas onde os modelos espaço-temporais possam ser integrados aos demais dados bióticos e abióticos coletados pelos diversos grupos de pesquisa da série Piatam sobre os ecossistemas amazônicos. Com isso será possível detectar as conseqüências de um derramamento de óleo, por exemplo, considerando a distribuição e sensibilidade dos habitats aquáticos potencialmente atingíveis.

A expectativa para o evento é bastante otimista segundo um de seus organizadores, o professor Luiz Landau, coordenador do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia da Coppe/UFRJ, já que foram contabilizadas quase 100 inscrições. Para ele, a idéia do evento não é apenas apresentar as pesquisas e suas aplicações, mas discutir a modelagem com parceiros de áreas correlatas para agregar conhecimento em prol da modelagem ambiental na Amazônia.

A sessão de abertura da 1ª Oficina Piatam de Modelagem Ambiental na Amazônia terá a presença de Nelson Cabral, gerente setorial de SMS da Petrobras/Região Norte, Fernando Pellon, coordenador do Piatam e do Piatam Mar pela Petrobras/Cenpes, e os coordenadores gerais do Piatam, Alexandre Rivas (Ufam), e do Piatam Mar, Pedro Walfir (UFPA). Vão compor a mesa também o diretor do LNCC, Pedro Leite Dias, e o coordenador de Modelagem Computacional do Piatam, Luiz Landau (Lamce/Coppe/UFRJ).

O evento irá mostrar ainda como as aplicações da modelagem darão subsídios para a área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da Petrobras. Na programação está prevista uma palestra que demonstrará como as pesquisas da Modelagem Computacional do Piatam auxiliaram de fato nas situações de emergência ocorridas na zona costeira amazônica, área de abrangência do projeto Piatam Mar, incluindo a costa do Maranhão, Amapá e Pará. Já o Piatam estuda o trecho do rio Solimões, de Manaus até Coari.

Em todos os projetos da Série Piatam, incluindo o Piatam e o Piatam Mar, as informações coletadas em campo de distintas áreas do conhecimento são integradas num banco de dados georreferenciado. São gerados então mapas de sensibilidade ambiental e modelos para a redução de possíveis impactos ambientais para cada região. Através da Série Piatam, a Petrobras investe na melhoria de laboratórios e coleções científicas dos parceiros envolvidos, além de promover a formação e capacitação de novos cientistas para a Região Amazônica.


Serviço:
1ª Oficina Piatam de Modelagem Ambiental na Amazônia
Data: 9 a 11 de junho de 2008
Local: Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) / Petrópolis(RJ)
Mais informações: omaa.2008@lamce.coppe.ufrj.br
http://www.lamce.coppe.ufrj.br/evento/omaa.2008/home_br/index.php

Contatos:
Assessoria de Imprensa Piatam
Rio de Janeiro: Lucia Seixas e Daniela Almeida – (21)2622-8299
Manaus: Lídia Ferreira – (92)2125-6530



AltSoluções Interativas