Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia

  Trabalho Arqueológico no Tarumã Mirim

No período de 20 a 23 de junho, a área de Arqueologia do projeto Piatam – Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia, estará realizando um trabalho de coleta e conscientização em três comunidades do Tarumã Mirim. Serão repassadas noções de arqueologia e conservação do patrimônio arqueológico para os comunitários, além da distribuição da cartilha “Conhecendo a Arqueologia”, desenvolvida pelo Piatam.

O técnico em arqueologia Carlos Augusto da Silva (Tijolo) foi contatado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para fazer o acompanhamento da instalação de postes de rede elétrica nas comunidades Agrovila, Livramento e Julião. Na área foram localizados três sítios arqueológicos, um em cada comunidade.

Durante os quatro dias de atividades, além de despertar o interesse dos moradores para a conservação do patrimônio arqueológico, os integrantes do Piatam serão responsáveis pela perfuração do solo e coleta dos artefatos arqueológicos encontrados.

– Este trabalho será realizado em conjunto com os comunitários. A intenção é que todo o material resgatado permaneça dentro da comunidade e, futuramente, possa contribuir para o desenvolvimento do ecoturismo, afirmou Tijolo.

Com esse trabalho, cerca de 400 famílias do Tarumã Mirim poderão ser beneficiadas com a implantação da rede de transmissão do programa “Luz para Todos”, do Governo Federal. As obras já haviam sido liberadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entretanto foram paralisadas por conta das recentes descobertas arqueológicas.


Informações: Assessoria de Imprensa – Piatam

Tatiana Costa – (92) 2125-6587 / 8119-9713 – ana.tatiana@gmail.com

Cleidimar Pedroso – (92) 2125-6535 / 8175-0494 – cleidimar.pedroso@gmail.com

Samuel Simões – (92) 2125-6547 / 9123-9742 – samuelsimoesneto@gmail.com





AltSoluções Interativas