Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia

  Ribeirinhos vêm até Manaus conhecer trabalho de pesquisadores

Quatro vezes por ano, integrantes de todas as áreas de pesquisa do Piatam partem em excursões ao longo do trecho Coari-Manaus, visitando as comunidades, conversando com os moradores e coletando material para suas pesquisas. Chegou o momento de inverter a situação e trazer os ribeirinhos para conhecer o trabalho feito após as expedições. É esse o mote do evento (Des)atando Nós: Encontro Comunidade Piatam, que ocorre entre 24 e 26 de julho, no Auditório Paulo F. Bürhnhein, setor sul da Universidade Federal do Amazonas.

Os responsáveis pela organização do evento são psicólogos do Instituto Silvério de Almeida Tundis – ISAT, que realiza um trabalho de identificação e prevenção, junto aos moradores das comunidades, dos possíveis impactos psicossocioculturais advindos da introdução de projetos de desenvolvimento regional.

A psicóloga Adenilda Teixeira, do Isat, destaca que o evento tornará possível uma inédita troca de experiências entre os representantes comunitários. Ela lembra que em algumas comunidades o galinheiro tem apresentado melhores resultados do que em outras. A proposta é que, durante o evento, cada representante possa conhecer o trabalho do outro e descobrir quais são os pontos fortes e fracos de cada projeto.

O ponto alto do evento será a visita dos comunitários aos laboratórios do Inpa e da Ufam. Segundo Teixeira, os ribeirinhos poderão conhecer o trabalho realizado após a visita dos pesquisadores às comunidades, e assim, contribuir para o andamento das pesquisas. “Eles terão a oportunidade de saber o que está sendo pesquisado”, disse.

Sobre o Piatam – O Piatam é um projeto de pesquisa socioambiental criado em 2000 para monitorar as atividades de produção e transporte de petróleo e gás natural de Urucu, a maior província petrolífera terrestre brasileira, localizada em plena floresta amazônica. Reunindo cerca de trezentos pesquisadores, o Piatam é executado pela Universidade Federal do Amazonas, em parceria com Fucapi, Inpa e Coppe, e financiado por Finep e Petrobras. Mais informações em www.piatam.ufam.edu.br.



Contatos: Assessoria de Imprensa – Piatam
Tatiana Costa – 2125-6587 / 8119-9713 / tatianapcosta@gmail.com




AltSoluções Interativas