Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia

  Seminário do Piatam é destaque na IV Fiam em Manaus

Organizado pelo Piatam, o simpósio “Alternativas para Proteger a Amazônia: Valoração e Instrumentos Econômicos Aplicados ao Meio Ambiente” será realizado nos dias 11 e 12 de setembro durante a IV Jornada de Seminários Internacionais, no Centro de Convenções do Studio 5, em Manaus (AM). O seminário buscará identificar e discutir as possibilidades de políticas de desenvolvimento e proteção da Amazônia baseada em instrumentos empregados na valoração econômica do meio ambiente.

Com a participação de integrantes da área de Economia e Gestão do Piatam, o simpósio faz parte da programação da IV Feira Internacional da Amazônia (Fiam) organizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). As inscrições para os seminários pela internet se encerraram no último dia 3/9, porém poderão ser realizadas, caso a lotação permita, no Studio 5 antes do início do evento. A programação completa está no link: http://www.suframa.gov.br/fiam/sem_sem_01.cfm

Durante o seminário serão divulgadas as principais conclusões das pesquisas Impacto Virtuoso do PIM sobre a Floresta Amazônica: Discurso ou Fato e Valoração e Instrumentos Econômicos Aplicados ao Meio Ambiente: Alternativas para Proteger a Amazônia. Ambos os trabalhos foram coordenados pelo projeto Piatam, em parceria com diversas instituições nacionais, e demonstram a contribuição do Pólo Industrial de Manaus (PIM) para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Financiado pela Petrobras e pela Finep, o Piatam (Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia) foi criado em 2000 pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e realiza, com outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil, o monitoramento e estudo socioambiental das atividades da indústria do petróleo e gás na Amazônia. Desenvolve ainda em conjunto com as comunidades pesquisadas projetos para melhorar a qualidade de vida dos ribeirinhos.

Para analisar as relações da economia com o ambiente amazônico estão previstos palestrantes de instituições renomadas como: Washington and Lee University, nos Estados Unidos, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada de Brasília (Ipea/BSB) e Centro Clima da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Centro Clima/ Coppe/UFRJ) e Petrobras.

Além de criar um ambiente propício às parcerias, o objetivo da Jornada de Seminários é aumentar o conhecimento da sociedade amazônica e mostra
às conquistas conquistadas no meio técnico e científico. Em seu quarto ano, a Jornada de Seminários da Fiam consolida-se como um dos mais importantes eventos de valorização do conhecimento regional e, segundo a assessoria da Fiam, deve atrair para 16 seminários um público de aproximadamente 2.500 pessoas.


Mais informações: www.piatam.ufam.edu.br e www.suframa.gov.br/fiam


Contatos:

Manaus: (92) 2125-6587 / (92) 8119-9713 - Tatiana Costa tatiana.costa @piatam.org.br

Rio de Janeiro: (21) 2622-8299 / 8272-8230 - Daniela Almeida almeidadani@terra.com.br



AltSoluções Interativas