Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia

  Manaus expande as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Além das atividades que serão realizadas entre os dias 20 e 26 de outubro, dentro do período oficial da V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), outras ações estão programadas para ocorrer em Manaus. Ampliando as comemorações do maior evento de C&T do país, a V SNCT do Amazonas acontecerá também entre 13 e 17 de outubro na Estação Ciência, onde o Piatam vai mostrar, por meio dos jogos didáticos e interativos do PIATAMzinho, como desenvolve suas pesquisas socioambientais na Amazônia. Coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), o evento será no Clube do Trabalhador do Sesi, no Aleixo.

Com o apoio de acadêmicos do Centro Universitário do Norte (Uninorte), o espaço PIATAMzinho irá mostrar na Estação Ciência jogos didáticos que possuem cartas gigantes e tabuleiros de até 6 x 5 m, como é o caso do jogo Amazônia Brasileira – uma excursão do Piatam. Espalhados em 300 m², os jogos (memória, dominó, quebra-cabeça e amarelinha) costumam interessar não só crianças e jovens, mas também os adultos, pois ambos aprendem sobre a fauna e a flora da região e, ainda sobre as comunidades pesquisadas pelo Piatam entre Manaus e Coari, no Amazonas.

Financiado pela Petrobras e pela Finep, o Piatam (Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia) foi criado em 2000 pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e realiza, com outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil, o monitoramento e estudo socioambiental das atividades da indústria do petróleo e gás na Amazônia. Desenvolve ainda em conjunto com as comunidades pesquisadas projetos para melhorar a qualidade de vida dos ribeirinhos.

Por meio do espaço PIATAMzinho na Estação Ciência, o Piatam reafirma seu compromisso de promover a educação ambiental e a divulgação científica, ao levar até o público jogos da tradicional Mostra de Recursos Didáticos e Interativos promovida pelo projeto desde 2006 em Manaus e no interior do Amazonas. Para conhecer os recursos e jogar, acesse o site: www.piatamzinho.com.br.

Para a pedagoga da Área de Comunicação, Design e Multimídia do Piatam, Maely Amaro, o evento será uma oportunidade para o projeto firmar sua importância para a região e difundir o conhecimento científico e ambiental à sociedade:

– O evento é uma das ações que possibilitam ao Piatam cumprir algumas das suas metas de levar as informações sobre ciência, tecnologia e meio ambiente e aproximar, principalmente crianças e adolescentes, desses temas.

Além da Estação Ciência, a programação geral da V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amazonas inclui atividades, entre os dias 20 e 26 de outubro, com 32 instituições de portas abertas e palestras que atingirão 32 municípios. No Amazonas, a V SNCT tem o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o patrocínio da Petrobras, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Sebrae).

SERVIÇO:
V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas - Estação Ciência
Data: 13 a 17 de outubro de 2008
Local: Clube do Trabalhador – SESI (Alameda Cosme Ferreira, nº. 7399, Aleixo - Zona Leste de Manaus)
Horário: de 8 às 17h

CONTATOS:
Manaus: Tatiana Costa – (92) 2125-6587 / 8119- 9713 – tatiana.costa@piatam.org.br
RJ: 21) 2622-8299 / 8272-8230 – Daniela Almeida almeidadani@terra.com.br e Lucia Seixas luseixas@cruiser.com.br

Mais informações: www.piatam.ufam.edu.br



AltSoluções Interativas