Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia

  Pesquisadores do Piatam, ambientalistas e deputados federais discutem sobre Desenvolvimento Sustentável

Pesquisadores do Piatam, ambientalistas e deputados federais (da Frente Parlamentar Ambientalistas), se reunirão no dia 02 de setembro, às 8:30h, na Câmara dos Deputados em Brasília, para discutir sobre Desenvolvimento Sustentável na Amazônia.
Durante o encontro, os organizadores do livro “Impacto virtuoso do Pólo Industrial de Manaus sobre a proteção da floresta amazônica: Discurso ou Fato?”, professores doutores: Alexandre Rivas, José Aroudo Mota e José Alberto da Costa Machado, apresentarão os benefícios do Pólo Industrial de Manaus (PIM) para a conservação da floresta.
Para composição do livro, os autores, realizaram análises multivariadas, e desenvolveram um modelo matemático, apresentando resultados que comprovaram que o PIM contribui para inibir as atividades com maior potencial devastador da floresta no Estado do Amazonas.

Sobre os organizadores:
Alexandre Rivas – Pós-doutor em Economia Ambiental pela Washington and Lee University (2005), doutorado em Economia Ambiental e Finanças Públicas - The University of Tennessee System (1998), mestrado em Finanças Públicas - The University of Tennessee System (1997) e Graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (1988). Atualmente é professor titular do Departamento de Economia e Análise da Universidade Federal do Amazonas, professor Colaborador da Washington And Lee University (EUA) e membro do Conselho Consultivo do acordo entre a Universidade das Nações Unidas e Banco do Brasil. Atua, principalmente, na área de Economia Ambiental e dos Recursos Naturais nos seguintes temas: meio ambiente, economia de gás e petróleo, gestão de recursos pesqueiros, análise de impacto ambiental de grandes projetos e valoração econômica do ambiente. É coordenador do Projeto Piatam (www.piatam.ufam.edu.br) e diretor de um consórcio no Programa Brasil-EUA, sob os auspícios da CAPES (Brasil) e FIPSE (EUA).

José Aroudo Mota – Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2000), mestrado em Administração pela Universidade de Brasília (1994) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília (1981). Atualmente é pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF, professor de economia ambiental da Universidade Federal do Amazonas, colaborador da Universidade de Brasília e técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, economia ambiental, valoração de recursos naturais, gestão ambiental e direito ambiental.

José Alberto da Costa Machado – Doutor em Desenvolvimento Sustentável (1999), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação (1990) e Graduado em Administração de Empresas (1978). Professor Adjunto do Departamento de Economia e Análise da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas, dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia e Desenolvimento Regional, todas da Universidade Federal do Amazonas. Pesquisador em teorias, métodos e métricas sobre desenvolvimento sustentável e em dinâmicas do desenvolvimento regional amazônico. Atualmente tem atuação centrada sobre a Zona Franca de Manaus, Pólo Industrial de Manaus e desenvolvimento amazônico, temas sobre os quais tem desenvolvido centenas de estudos econômicos e empresariais.

Data: 02 de setembro de 2009 (quarta-feira)
Horário: 8h30
Local:  Restaurante - Anexo IV da Câmara dos Deputados – 10° andar - Brasília – DF.
 
Solicitamos a confirmação de presença pelos e-mails: contato@frenteparlamentarambientalista.com
dep.vanessagrazziotin@camara.gov.br

Assessoria de Imprensa PIATAM
Isabela Castro – Relações Públicas (92) 3305 4061 / (92) 8116 1801
Anielly Laena – Jornalista (92) 3305 4061 / (92) 8807 2432



AltSoluções Interativas