Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia

  1º Congresso Internacional Piatam discute ambiente e homem amazônico

Com cerca de 600 participantes e 260 trabalhos inscritos, começa no próximo dia 11 de dezembro o primeiro grande evento realizado pelo Programa Piatam, Petrobras e FINEP. Até o dia 15 de dezembro, o I Congresso Internacional Piatam vai apresentar os diversos trabalhos científicos produzidos paralelamente ao Piatam, Piatam Mar, Cognitus e outros projetos e redes apoiados pela Petrobras e pelo Fundo Setorial do Petróleo - CT-Petro. O evento acontecerá no Centro de Convenções do Studio 5, em Manaus.

Esta é uma iniciativa do Comitê Científico do Programa Piatam, que decidiu ir além das fronteiras dos laboratórios de pesquisa, promovendo um grande encontro científico, no qual serão debatidos importantes temas pertinentes ao ambiente amazônico, ao ser humano nele inserido e às ações relativas à exploração e transporte de gás e petróleo na região.

Segundo Vera Maria F. de Almeida e Val, coordenadora do evento, a realização do congresso representa uma nova oportunidade de interação, agrupando apresentações de estudos em torno de um tema comum: Ambiente, Homem, Gás e Petróleo na Amazônia. A expectativa é que se consiga estabelecer novas cooperações e discussões a partir de debates de cada tema abordado. A pesquisadora acredita também que será possível restabelecer os rumos de algumas pesquisas, tendo como base o conhecimento acumulado por integrantes de outros projetos.

O evento contará com a presença de palestrantes qualificados oriundos das mais diversas instituições, debatendo questões ligadas ao tema proposto. Entre eles, podemos citar a participação de Antonio Carlos Witkoski (UFAM) e James Kahn (Washington and Lee University - USA), que debaterão acerca do modo de vida das populações ribeirinhas e da Complexidade Ecológica e Processo Econômico, respectivamente. Matthew Horritt, da Universidade de Bristol, Inglaterra, trará a tona temas relacionados à modelagem ambiental em sua palestra "Finite volume modelling of Amazon channel hydraulics using sonar bathymetry". O secretário de saúde Wilson Alecrin, que ministrará uma palestra sobre "Malária e Meio Ambiente" e Ronaldo Pimentel Mannarrino, coordenador de gás e energia da Petrobras, abordará o caso Gasoduto Coari-Manaus e o suporte do Programa Piatam, apresentando a integração entre a universidade e empresa como suporte fundamental para o correto entendimento e implementação de compensações ambientais, prevenção e mitigação de impactos ambientais.

A programação foi composta de forma a proporcionar aos congressistas a possibilidade de participar de todas as mesas redondas oferecidas pelo evento, uma vez que nada acontecerá concomitantemente. Além das mesas redondas, uma outra atração do I Congresso Internacional Piatam é a exposição do robô ambiental híbrido, no I Colóquio do Cognitus. O robô é do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras – Cenpes e já está sendo testado na região. Ele foi criado para ser um aliado dos pesquisadores no desafio de fazer o monitoramento ambiental da área pesquisada pelo Piatam.

O Piatam

O Programa "Monitoramento das Áreas de Atuação da Petrobras: Potenciais Impactos e Riscos Ambientais da Indústria do Petróleo e Gás no Amazonas - PIATAM" constitui-se em uma rede de Instituições que atua para gerar informações científicas de alta qualidade no campo das ciências naturais, ciências sociais aplicadas, modelagem ambiental, nanotecnologia, robótica e biologia molecular. Com o apoio da Petrobras e FINEP, o Programa vem se expandindo e ampliando suas relações institucionais e áreas de atuação visando buscar a promoção do desenvolvimento sustentado na Amazônia.

O Piatam é executado por pesquisadores e técnicos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), do Cenpes/Petrobras, da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnologia (Fucapi), do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe-UFRJ) e do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo M. de Mello (CENPES) os quais, além das ações de pesquisa, monitoramento e gerenciamento ambiental que ocorrem rotineiramente, mobilizam também estratégias que vão desde articulações com outros programas, como o Piatam-Mar e o Cognitus, até a realização de projetos de intervenção social nas comunidades ribeirinhas.

Mais informações:
Denise Cunha – 92 – 3086-2920, 92-81177399
Lucia Seixas e Daniela Almeida – tels.: 21- 2622-8299, 21-8833-6832
www.congressopiatam.ufam.edu.br

Imagem 1


AltSoluções Interativas