Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia

  Congresso Internacional Piatam discute ambiente e homem amazônico

Começou ontem, no Centro de Convenções do Studio 5, o I Congresso Internacional Piatam, que está reunindo em Manaus cerca de 600 pesquisadores do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Argentina, Peru e Equador. Com o tema “Ambiente, Homem, Gás e Petróleo”, o evento apresentará mais de 250 trabalhos produzidos no âmbito do Piatam, um grande programa de pesquisa socioambiental que monitora as atividades de transporte de petróleo entre Coari e Manaus.

Coordenado pela Ufam e pela Petrobras, que também financia o programa ao lado da Finep, o Piatam foi criado em 2000 e reúne hoje algumas das mais importantes instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Além dos trabalhos produzidos por seus pesquisadores, o primeiro congresso do Piatam apresentará ainda trabalhos produzidos por outras iniciativas científicas desenvolvidas na região, como o Piatam Mar, Cognitus e projetos e redes apoiados pela Petrobras e pelo Fundo Setorial do Petróleo - CT-Petro.

Na abertura do evento, o caráter integrador do Piatam foi ressaltado por todos os representantes das instituições que integram o programa. O geólogo Fernando Pellon de Miranda, coordenador do projeto pela Petrobras, adiantou que, a partir do Piatam, serão desenvolvidas técnicas de monitoramento ambiental com grau máximo de excelência, como modelos ambientais on-line integrados a robôs que enviam dados para centros de processamento. “Os projetos da série Piatam, financiados pela Petrobras na Amazônia, são uma resposta ao desafio de explorar, produzir e transportar combustível com segurança e respeito ao ambiente em toda a Amazônia”, afirmou.

Para a secretária de Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas, prof. Marilene Corrêa, a sociedade científica está finalmente acumulando capacidade de trabalhar de forma integrada. “Um projeto como o Piatam, em que a Petrobras se articula com o pensamento local, com os grupos de pesquisa e com a universidade passa a compor uma nova forma de interação científica na região. Acredito que o Piatam pode ser um projeto nacional da Amazônia”, afirmou.

Esta noite, (segunda-feira) a partir das 19h, o I Congresso Internacional Piatam promove o lançamento de sua nova marca e dos sites Piatam e Piatamzinho, um site de informações científicas elaborado especialmente para o público infantil.

Denise Cunha – (92) 81177399
Liliane Maia – (92) 9183-9353
www.congressopiatam.ufam.edu.br

Imagem 1
Imagem 2


AltSoluções Interativas