Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia

  Site educativo fala de meio ambiente, pesquisa e petróleo

Com o objetivo de ajudar crianças a conhecerem melhor a Amazônia e as ações do Piatam - um grande programa de pesquisa socioambiental criado em 2001 que monitora as atividades de produção e transporte de petróleo e gás natural no rio Solimões, no Amazonas - e da indústria petrolífera na região, o programa lançou, o site PIATAMzinho, uma ferramenta dinâmica de educação ambiental voltada para o público infantil.
A idéia do site é apresentar a informação científica gerada pelas pesquisas do Programa Piatam em um instrumento didático-tecnológico. Os dados sobre meio ambiente estão adaptados a uma linguagem compreensível aos pequenos internautas e apresentados de forma interativa e atrativa.
-O site irá mantê-los informados sobre as questões da região amazônica e sobre o Piatam, explicou Maria de Nazaré Pinheiro Ferreira, coordenadora da página web educativa.
Inicialmente, pretende-se divulgar e estimular o uso do site em escolas que possuem acesso à internet. No futuro, o PIATAMzinho será utilizado nas nove comunidades pesquisadas pelo programa PIATAM, localizadas entre Manaus e Coari, e também no próprio município de Coari, com a instalação de terminais de computadores que permitirão que as escolas usem a página por meio de CD-ROM.
Mas segundo Romilda Araújo Cumaru, pedagoga responsável pela implantação do site nas escolas e comunidades, o PIATAMzinho não é só uma página web educativa. Ela explica que este é um projeto com intenções muito maiores. O PIATAMzinho também será o ícone para outros materiais didáticos e lúdicos, tais como jogos, cartilhas e almanaques educativos.
- Esse trabalho nas escolas vai ser acompanhado de maneira a estimular a troca de conhecimento empírico e científico tanto entre os pesquisadores e o público infantil como entre a criança que vive em área urbana e a que habita áreas rurais, no caso, as comunidades. Dessa forma, o PIATAMzinho, seja na forma de site ou na forma de materiais didáticos, será um link de informações entre esses vários públicos, declara a pedagoga.
Criado por uma equipe multidisciplinar, formada por uma pedagoga, designers, ilustradores, animadores, jornalistas e uma bibliotecária, o novo site educativo vai possibilitar estimular e trabalhar o interesse do público infantil pela ciência, formando jovens cientistas e pesquisadores.
Todo o processo de pesquisa para a criação do site foi iniciado em 2004. Este determinou os interesses do público-alvo – crianças de cinco a nove anos – e norteou o layout, mascote e conteúdo da nova página web. A designer Brunna Rocha falou sobre o visual do site e do mascote: “O mascote vai incentivar a criança a conhecer a Amazônia e o Programa Piatam brincando”, disse.


O Piatamzinho pode ser acessado pelo endereço http://www.piatamzinho.ufam.edu.br.


Mais informações:
Denise Cunha (Manaus): denise_ascunha@yahoo.com.br – (92) 81177399
Lucia Seixas (Rio de Janeiro): luseixas@cruiser.com.br – (21) 88336832
Daniela Almeida (Rio de Janeiro): almeidadani@terra.com.br – (21) 94988737

Imagem 1


AltSoluções Interativas