Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia

  Site do Piatam amplia acesso à informação científica sobre a Amazônia

Com o layout renovado e outras novidades, o site do Programa Piatam está ampliando o acesso às informações científicas sobre a Amazônia, disponibilizando notícias e resultados do programa em um ambiente virtual qualificado. O Piatam é um grande programa de pesquisa socioambiental criado em 2001 que monitora as atividades de produção e transporte de petróleo e gás natural no rio Solimões, no Amazonas. É coordenado pela Universidade Federal do Amazonas – Ufam e pela Petrobras.
Em nova fase, o site do Piatam (www.piatam.ufam.edu.br) marca o desenvolvimento e a integração das tecnologias de informação e comunicação no processo de divulgação científica, seja interna ou externamente, o que vem contribuindo para a melhor interação das diversas áreas de pesquisa dentro do programa e para a redução da ainda existente distância entre a ciência e a sociedade no que se refere ao acesso à produção científica.
Atualmente são quase 200 trabalhos científicos disponíveis na página entre artigos, dissertações e resumos diretamente ligados às pesquisas do programa. Para viabilizar a circulação dessas informações de maneira ainda mais dinâmica, foi criado um campo onde está armazenado tudo o que se refere à produção científica no âmbito do Piatam e pode ser facilmente acessado pelo público através de um sistema de busca.
Mas o site também traz outras novidades. Buscando estar em sintonia com as novas tendências de estruturação de páginas web, o site do Piatam foi reconstruído com base em páginas dinâmicas apoiadas em banco de dados, dando agilidade na atualização das informações. O layout da página foi reformulado a partir da nova marca Piatam. Foram mudadas cores e tipologia. Os elementos que compõe tamplate (topo) do site também sofreram alteração, deixando-o com uma aparência mais leve e dinâmica.
Uma outra novidade é a inclusão de um banner dinâmico da imagem de satélite referente ao trecho do Rio Solimões contemplado pelo Piatam (entre Manaus e Coari). Este é um espaço reservado exclusivamente às comunidades e municípios nos quais o Piatam atua. Nele, o internauta poderá encontrar informações, fotos e, futuramente, alguns vídeos sobre as nove comunidades que compõe esse trecho. O banner apresenta, inclusive, um croqui que mostra, em detalhes, a divisão espacial de cada comunidade. Além disso, o site ganhou novos campos, tais como a sala de imprensa, que será o principal canal de comunicação entre o Piatam a imprensa local, nacional e internacional.

Vale a pena conferir, acessando www.piatam.ufam.edu.br.


Mais informações:
Denise Cunha (Manaus): denise_ascunha@yahoo.com.br – (92) 81177399
Lucia Seixas (Rio de Janeiro): luseixas@cruiser.com.br – (21) 88336832
Daniela Almeida (Rio de Janeiro): almeidadani@terra.com.br – (21) 94988737

Imagem 2


AltSoluções Interativas